Logo Aricabos

Blog do Engenheiro

Direitos Autorais

Inspeção em Materiais de Elevação de Carga

Data: 06/08/2014 Inspeção em Materiais de Elevação de Carga
 
A manipulação de materiais é de suma importância para todos os segmentos da indústria e está diretamente envolvida em todos os processos, desde a fabricação até a comercialização produtos.
 
Dentre os materiais mais utilizados no processo de elevação de carga, destacamos os Laços de Cabos de Aço, Cintas de Poliéster e Lingas de Corrente.
 
Para garantir a segurança no processo de elevação de cargas, os empregadores devem promover a capacitação de seus funcionários, assim como desenvolver um procedimento específico para manutenção, inspeção e descarte dos materiais utilizados para esse processo.
 
As empresas podem utilizar metodologias apresentadas em normas vigentes, ao exemplo da NBR 13543 – Movimentação de cargas – Laços de Cabos de Aço – Inspeção e Descarte, ou desenvolver uma específica para seu segmento, dependendo do grau de risco de cada serviço executado, inspeções anteriores e vida útil anterior do material utilizado.
 


Os materiais utilizados nos processos de elevação de carga devem apresentar um controle rigoroso de inspeção e deve ser realizado desde o seu recebimento até o seu descarte final.
 
As inspeções devem ser realizadas por uma pessoa qualificada que está diretamente ligada com a aprovação ou retirada do material de sua linha de trabalho.
 
A capacitação do inspetor visa garantir a segurança da elevação e certificar a utilização do material até o final de sua vida útil, evitando assim gastos desnecessários e promovendo maior confiabilidade na utilização do material pelos usuários.
 
Dividimos as inspeções a serem realizadas em 3 modalidades: diária – realizada pelo operador do equipamento, periódica – realizada por uma pessoa a cada período específico ou especial – quando o material fica 3 meses fora de uso.
 
Para auxiliar os clientes da Aricabos, desenvolvemos quatro formulários de inspeção que podem ser realizadas em campo e utilizadas como controle para consulta, fiscalizações ou auditorias.
 
Apresentamos abaixo a periodicidade apresentada conforme normas técnicas dos materiais utilizados para movimentação de carga:
 
Material Norma Referência Periodicidade
Cabo de Aço NBR 4309 1 vez ao mês
Laço de Cabo de Aço NBR 13541 12 meses
Cintas de Poliéster NRB 15637 12 meses
Lingas de Corrente NBR 15516 12 meses
 
    O inspetor poderá reduzir o intervalo de tempo entre as inspeções, dependendo das condições e durabilidade dos
     materiais analisados.
 
Enfim, as inspeções são de elevada responsabilidade e deve ser realizado por uma pessoa qualificada.
 
Consulte em nosso site na aba DOWNLOADS e verifique os formulários para a correta inspeção e acompanhamento dos materiais.